CARNE DE PORCO: 4 ERROS MAIS COMUNS AO TEMPERAR
- Santa Casquinha

- 10 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Uma carne de porco bem preparada pode ficar extremamente saborosa se preparada da maneira certa. Por isso, usar o tempero correto faz toda a diferença no sabor, na suculência e até mesmo no cozimento da carne.
Saber o que fazer e o que não fazer para temperar carne é um passo importante para garantir receitas saborosas! Se você tem dúvidas de como fazer marinada para carne de porco, continue aqui que vou te ajudar a desmistificar isso!

Aqui vão 4 erros que você não deve cometer ao temperar carne suína. (Na sequencia te dou dicas de como fazer certinho).
1) Só usar sal grosso no churrasco: Você pode usar o sal refinado tranquilamente e combinar com outros ingredientes, como limão e mostarda, para um sabor mais especial.
2) Se limitar ao limão para temperar: Experimente trocar o limão por laranja ou maracujá, você vai ver que o sabor da carne ficará mais intenso e o seu prato mais colorido. Além do abacaxi que é par perfeito para carnes de porco.

3) Deixar de combinar ingredientes doces: Mel, melaço e açúcar mascavo são especiarias que garantem um toque agridoce de forma leve e exaltam naturalmente o sabor da carne de porco.
4) Não deixar tempo suficiente Marinando: A marinada é um passo obrigatório para quem adora uma carne de porco macia, suculenta e com um sabor intenso. Por isso, deixe a carne "de molho" em um mix de temperos pelo tempo necessário de acordo com o peso e grossura do corte.

Sobre a Marinada é uma mistura usada para dar sabor e amaciar carnes - seja de boi, porco, frango ou peixe. Dependendo da mistura que fizer ela pode definir a personalidade de um prato.
Mas é sempre composta por três elementos: ácido (limão, laranja maracujá), temperos aromáticos (ervas, alho e cebola) e gordura (azeite, banha, manteiga). A marinada é uma base líquida que consegue penetrar as células e fibras da peça — por isso é o truque ideal para amolecer aquelas carnes mais rígidas.

Para a marinada, em vez de usar o suco da fruta, utilize as raspas: enquanto o suco desidrata a carne, as raspas a deixam hidratada e perfumada.
Não se esqueça do tempero: utilize ervas frescas de sua preferência, uma bebida e, é claro, sal e pimenta a gosto.
Sugestão de combinações para marinadas e temperos para variar e deixar sua carne de porco saborosa e suculenta!
1) Mel + mostarda + molho inglês + alho
2) Tempero cítrico de laranja ou limão + alho + orégano
3) Ervas frescas: alecrim + Sálvia + orégano + alho + limão
4) Cebola + alho + alecrim
5) Laranja + tomilho + alho
6) Cerveja clara + tomilho + louro + alho + páprica doce + mostarda
7) Molho shoyu, + laranja + alho + páprica picante + orégano
8) Cachaça + cebola + ervas frescas à gosto + louro + alho + limão
9) Vinho tinto + alho + cebola + orégano
10) Iogurte natural + salsinha + manjericão + tomilho + estragão + limão + pimenta jalapeño
Misture os ingredientes ao seu gosto e ainda acrescente o sal, pimenta e azeite para fechar com chave de ouro.

Essas marinadas vão ao forno junto com a carne e pode ser servida como molho. Hummmm… Viu só como o tempero para carne de porco faz toda a diferença?
Não se esqueça também de que o tempo de marinar da carne temperada é essencial para a absorção e realce do sabor.
Por isso, você pode usar o corte suíno que mais gostar, depois de colocar todos os temperos, basta lembrar-se de ajustar o tempo de descanso da carne na marinada: deixar por 12 horas é o suficiente para cortes com até 2 quilos. Se o corte for maior do que dois quilos, faça furos com uma faca afiada, assim, a marinada vai entrar na carne, deixando toda ela bem temperadinha e suculenta.

Outra dica importante é tirar a carne da geladeira com antecedência. Ela deve ir ao forno em temperatura ambiente.
Esse é o segredo!













Comentários